quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Algumas Dicas sobre pintura Country

Algumas Dicas sobre pintura Country

Pespontos

Uma das características principais deste tipo de pintura é a imitação de costura, retalhos e tecidos em geral. Para isso, são feitos pespontos com pincéis liner, que possuem cerdas longas e resultam em traços maiores e mais longos.
A caneta permanente também pode ser usada para a obtenção deste efeito. Além de ser uma nova opção para quem está começando a pintar madeira, proporciona maior firmeza para quem não possui habilidade em pinturas.

Tintas

O estilo country americano se caracteriza pela pintura pastel e pelo aspecto envelhecido. Para obter este efeito, misture a tinta utilizada com algumas tintas de água.
Uma das tintas indicadas nestes trabalhos é a PVA, um tipo de látex disponível em diversas cores no mercado. É de fácil aplicação, já que é solúvel em água e possui secagem rápida.
Também pode ser aplicado o uso de tintas acrílicas americanas, que possuem mais de duzentas cores diferentes. Além disso, o produto é de boa qualidade, dando melhor acabamento ao trabalho.

Verniz

Para dar acabamento em seus trabalhos, é recomendável o verniz acrílico, que é o mais indicado por ser à base de água. Além disso, é um produto fácil de ser utilizado, de secagem rápida e possui preço acessível.

Escova para chuvisco

O Spatter Brush, mais conhecido como escova para chuvisco, é utilizado para obter efeito espirrado nos trabalhos. A peça possui uma parte com cerdas, onde a tinta deve ser aplicada com auxílio de um pincel.Preso ao cabo há um rolo de madeira com uma agulha, que são os responsáveis pelo efeito de chuvisco.

Listras e Xadrez

Para fazer o efeito listrado e xadrez, prefira pincéis longos e retos. Seu tamanho deve variar conforme a largura desejada no efeito.
Estes pincéis são feitos de pêlos sintéticos e são importados, pois não existem na linha nacional. Para melhor resultado em seu trabalho, utilize tinta diluída com algumas gotas de água, obtendo uma certa transparência nas pinceladas.

Pincel Redondo

O pincel redondo é feito com pêlos de marta e é indicado para pintar detalhes arredondados, como mão, rosto, laços e bolsos.
Como é de pêlo macio, não deixa marcas de tintas sobre a peça.

Batedor de Estêncil

O batedor de estêncil possui modelos internacional e nacional. O seu uso pode ser substituído por uma esponja de alta densidade.

Esponja Marinha

Esta esponja pode ser encontrada no mercado em diversos tamanhos e é preparada especialmente para o uso artesanal.Sua textura é dura e deve ser hidratada antes do uso. Para isso, mergulhe-a na água por alguns segundos e remova o excesso de água, apertando-a.Depois de umedecida, a esponja aumenta de tamanho, mas volta ao tamanho natural depois de seca.
Este produto só pode ser utilizado com tintas à base de água e deve ser lavado imediatamente após o uso.

Pincel Chanfrado

O pincel chanfrado ou angular é de pêlo sintético e é utilizado para fazer o efeito de sombra na peça. O segredo para obter este efeito é umedecer o pincel com água e remover o excesso pressionando levemente as cerdas sobre um pano.A tinta deve ser colocada na ponta das cerdas em pouca quantidade.Por ser sintético, este tipo de pincel nunca deve ser usado na aplicação de solvente.

Fonte: Texto extraído da Revista Country Americano, Ano 1 Edição 02 da On Line Editora.
Autora do texto: Iara Capraro.